Marketing
21 setembro 2021
Contabilidade – Como um software de gestão facilita a vida para médicos

Médicos também têm um core business: cuidar de seus pacientes. É isso que precisa e merece a dedicação desses profissionais. Por isso, é necessário que as melhores ferramentas para gestão de clínicas sejam adotadas. Elas dão o suporte necessário para que não tenham problemas tentando fazer tudo por conta própria, principalmente nas questões financeiras e de contabilidade.

Nesse contexto, adotar um software de gestão de recursos empresariais para clínicas contribuirá com a organização dos processos contábeis, tributários e de gerenciamento do negócio. Desse modo, tornará o dia a dia do médico mais focado naquilo que realmente importa, que é cuidar da saúde de seus pacientes.

 

Por isso, mostraremos como funciona um software de gestão pe como ele é capaz de deixar a contabilidade para médicos muito mais fácil e ágil. Conheça, nos tópicos a seguir, os principais benefícios da ferramenta. Boa leitura!

 

Reduz a chance de erros

 

Controlar a contabilidade de uma clínica não é um processo simples. É preciso tomar cuidados, como o de não misturar as contas de pessoa física do médico com as de pessoa jurídica, ter absoluto controle do fluxo de caixa para evitar atrasos nos pagamentos das despesas, manter notas fiscais e recibos emitidos em ordem para o cálculo de impostos devidos, planejar as compras de materiais, entre outras rotinas.

 

Com tanto volume de trabalho sendo realizado manualmente, em planilhas e controles avulsos e sem a integração das informações, a probabilidade de acontecerem erros é bem maior. Em contrapartida, com o uso de um software de gestão de clínicas, essa rotina se torna muito mais simples e segura, já que os processos serão automatizados e os dados unificados.

 

Permite análise de resultados

 

A unificação de dados permite o seu cruzamento. Com isso, são geradas informações poderosas para auxiliar nas tomadas de decisão do negócio. Por meio da emissão de relatórios precisos, gráficos e acompanhamento de indicadores de desempenho, torna-se possível saber quais processos precisam ser revistos, quais devem ser mantidos e o que está gerando melhores resultados para a clínica.

 

Com base nessas informações, é possível, até mesmo, expandir e melhorar os serviços médicos prestados, trazendo mais satisfação para os pacientes e resultados positivos para a clínica.

 

Reúne documentos em nuvem

 

Todos os documentos fiscais das clínicas, como notas fiscais e recibos emitidos e de compras efetuadas, comprovantes de pagamentos, entre outros, devem ser enviados para a contabilidade. Sem um software de gestão, é provável que a clínica fique sem esses documentos para o contador ter acesso a eles.

 

No entanto, ao adotar uma ferramenta com armazenamento em nuvem, toda a documentação necessária para a escrituração da clínica fica acessível para a contabilidade e os gestores da clínica, sem o risco de extravio.

 

Automatiza processos de gestão financeira e contábil

 

As gestões financeira e contábil estão diretamente ligadas, já que uma interfere na outra. Por isso, o controle de entradas e saídas, assim como a separação do que é e o que não é tributável, são imprescindíveis para manter a clínica em dia com o fisco e sem pagar mais imposto do que é devido de fato.

 

Com a ajuda de um software de gestão, todos os lançamentos realizados, sejam de entrada, sejam de saída de dinheiro, recebem da ferramenta o tratamento adequado de acordo com a categoria a qual pertencem. Assim como ficam automaticamente disponíveis para o escritório de contabilidade para que ações exigidas por lei sejam realizadas dentro do prazo e sem o risco de não serem feitas.

 

Auxilia no planejamento orçamentário

 

Além disso, por meio do cadastro de pacientes e do agendamento de consultas e pacientes, é possível para o sistema fazer uma previsão das receitas dos períodos seguintes. Do mesmo modo que o cadastramento dos gastos fixos e variáveis dão à ferramenta a possibilidade de comparar a expectativa de entradas e saídas e criar um planejamento orçamentário para clínica.

 

Com esse planejamento em mãos, o gestor tem uma visão holística da real situação da clínica, tornando-se capaz de identificar a necessidade de melhorias. Também pode melhorar as ações nas operações geradoras de receitas ou de otimização nos processos responsáveis pela criação de despesas.

 

Analisa a viabilidade e lucratividade dos serviços prestados

 

Em uma clínica médica, especialmente as dermatológicas e de cirurgia plástica que realizam procedimentos estéticos, muitos dos serviços prestados necessitam de equipamentos e materiais de consumo que elevam o seu custo a muito além dos honorários da equipe médica.

 

Nem sempre esses procedimentos são cobertos pelos convênios médicos e, por isso, devem ser precificados de modo que seja viável também para o paciente.

 

Com um software de gestão, capaz de calcular o custo exato de cada procedimento, fazer a análise da viabilidade de cada um dos serviços prestados. É possível também e definir o seu percentual de lucro não só se tornam possíveis, como são feitos de modo praticamente automático pela ferramenta. Você só precisa definir quanto a clínica quer ganhar pelo procedimento e informar os recursos necessários para que ele seja realizado.

 

Oferece recursos além da contabilidade para médicos

Além de todos os recursos para tornar os processos contábeis mais fáceis e sem erros, um software de gestão para clínicas traz recursos adicionais. Em conjunto com a contabilidade para médicos, torna a gestão como um todo muito mais simples, garantindo, além de organização, mais lucratividade.

Alguns desses recursos são a gestão de agenda médica com lembretes e confirmação de agendamento para pacientes, prontuários eletrônicos que armazenam todo o histórico clínico, prescrições inteligentes, integração com softwares de automação de marketing, gestão de estoque de materiais e de pessoal, entre outras funções.

Como você pôde ver ao longo deste post, a contabilidade para médicos envolve uma série de processos que podem tornar-se bem complexos. Para garantir que tudo esteja em ordem e seu foco se mantenha em seus pacientes, a contratação de um software de gestão é essencial.

Viu só como um software de gestão para clínicas e consultórios torna a vida do médico muito mais fácil? Então, fale com um dos nossos consultores e veja como podemos ajudar na contabilidade para médicos da sua clínica.

Leia também
O que fazer para melhorar a gestão de almoxarifado do consultório?
Leia mais
9 vantagens de usar chat interno na clínica
Leia mais
Como contratar uma secretária alinhada à sua forma de trabalho
Leia mais