Marketing
17 setembro 2021
9 vantagens de usar chat interno na clínica

Até bem pouco tempo, o e-mail era o principal meio de comunicação interna adotado por negócios de todos os portes e segmentos. No entanto, com a necessidade de maior agilidade nas trocas de informações, o chat interno na clínica tem conquistado cada vez mais espaço no mundo corporativo.

Em clínicas médicas, esse recurso se faz ainda mais útil, já que por meio dele a troca de mensagens acontece em tempo real e permite agilizar o atendimento aos pacientes. É possível, até mesmo, incluir mais de um participante no chat, além da abertura de conversas simultâneas, assim como acontece nos aplicativos de mensagens instantâneas pessoais, muito utilizados hoje no mundo inteiro.

 

O chat interno para empresas traz diversos benefícios quando implementados em clínicas médicas. Neste post, você conhecerá cada um deles mais detalhadamente e entenderá os motivos pelos quais adotar esse recurso na comunicação interna da sua clínica. Então, continue lendo e melhore o modo como a sua equipe interage internamente. Confira!

 

1. Simplicidade na utilização

 

A maioria das pessoas já está acostumada com o uso de aplicativos de mensagens instantâneas no seu dia a dia, como os que são oferecidos nas redes sociais. O chat interno para empresas tem um funcionamento muito parecido com eles, o que facilita muito a adaptação da sua equipe à novidade.

 

Além do uso mais simples, também é preciso levar em conta o fato de que muitas das decisões que são tomadas no dia a dia de um negócio dependem da comunicação com outras pessoas. Por meio do chat, essa comunicação se torna mais rápida e direta, inclusive entre membros da equipe que estão fora da clínica.

 

2. Rapidez nas respostas

 

Na comunicação por e-mail, muitas vezes as mensagens mais importantes se perdem em meio a outras várias sem tanta relevância ou demoram para serem visualizadas. No chat interno para empresa, por outro lado, as mensagens em massa não acontecem, o que reduz o fluxo e facilita a visualização, permitindo respostas mais ágeis e rápidas.

 

3. Prevenção de ruídos de comunicação

 

A falta de uma comunicação interna mais direta pode provocar falhas na compreensão do que se deseja transmitir. Isso é ainda mais comum quando a mensagem circula de boca em boca, no famoso “telefone sem fio”.

 

Nesse contexto, o uso do chat interno para empresas abre um canal direto de comunicação, reduzindo esse tipo de problema. Quando se está lidando com saúde, como é o caso das clínicas, isso pode se tornar muito mais grave do que um mal-entendido, transformando-se em um problema irreversível e até fatal.

 

4. Facilidade no envio de arquivos

 

O chat interno para empresas também permite a troca de arquivos de diversos formatos, inclusive de imagem, áudio e vídeo. Desse modo, o recurso simplifica ainda mais a comunicação da sua clínica, permitindo, até mesmo, o envio de conteúdos complementares para o melhor entendimento das mensagens transmitidas.

 

Nas clínicas de estética e dermatológicas, por exemplo, o envio de fotografias que ajudam a reportar cada caso que está sendo tratado agiliza a troca de ideias entre especialistas. Como resultado, isso acaba levando a tratamentos mais eficientes para os pacientes.

 

5. Otimização da comunicação

 

A troca de mensagens em tempo real permite uma comunicação mais concisa, direta e objetiva, sem a necessidade do envio de textos muito formais e prolixos, como os que são comuns nas trocas de e-mails. Essa simplificação otimiza a comunicação, poupa tempo e permite um melhor relacionamento entre os membros da equipe.

 

6. Economia de recursos de telefonia

 

Sem um canal que permita uma comunicação rápida e direta é comum que se lance mão do uso do telefone. Acontece que os custos com telefonia são altos, normalmente cobrados por minuto de utilização, enquanto o chat para empresa permite o uso ilimitado, sem nenhum custo adicional por conta da quantidade de interações.

 

7. Centralização da informação

 

A opção de um canal de comunicação direto e mais ágil permite centralizar toda a comunicação nele. Desse modo, se tornará mais fácil a localização de informações trocadas durante as conversas nos históricos gerados por ela.

 

Esse recurso é muito importante, especialmente quando se está lidando com projetos e processos que envolvem muitos colaboradores, pois os registros podem ser separados e classificados por membro da equipe.

 

8. Geração de relatórios

 

A comunicação por meio do chat interno para empresa registra a geração de demandas internas da clínica e o modo como as questões relacionadas a eles foram solucionadas. Desse modo, se torna possível a criação de relatórios que demonstram quais áreas da empresa tiveram mais necessidade de suporte de outros departamentos, como o de TI, por exemplo.

 

9. Maior segurança das informações

 

Por se tratar de um canal de comunicação exclusivo da empresa, a utilização fica restrita às pessoas que foram autorizadas. Essa limitação de acesso facilita a manutenção do sigilo das informações e ainda permite restringir as opções de compartilhamento delas.

 

Além disso, no caso do vazamento de informações, se torna possível a localização das fontes com muito mais facilidade do que quando os registros estão espalhados em diversos canais. Se ocorrer a perda de integridade dos dados, ainda se pode reaver as informações perdidas.

 

Ainda falando em segurança, o chat interno para empresas também utiliza recursos de segurança, como a criptografia, que assegura o sigilo das mensagens trocadas. Ainda temos os níveis de acesso que garantem que somente as pessoas autorizadas acessem os registros, históricos, arquivos e relatórios.

 

O chat interno para empresas é um dos recursos que estão disponíveis no sistema de gestão para clínicas My Smart Clinic. Como ele, além de uma comunicação interna mais eficiente e organizada. Você também terá acesso a diversos outros recursos para a melhoria dos processos da sua clínica, o que resultará em um melhor atendimento.

 

E agora que você já sabe como o chat interno para empresas pode transformar a sua clínica, que tal entrar em contato conosco agora mesmo? Assim, poderemos ajudar a implementar essa ferramenta e, consequentemente, aumentar o sucesso da sua empresa.

 

Leia também
O que fazer para melhorar a gestão de almoxarifado do consultório?
Leia mais
Como contratar uma secretária alinhada à sua forma de trabalho
Leia mais
Contabilidade – Como um software de gestão facilita a vida para médicos
Leia mais