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17 setembro 2021
Como contratar uma secretária alinhada à sua forma de trabalho

O contato com a recepcionista de uma clínica é, muitas vezes, a primeira relação a ocorrer entre o paciente e o estabelecimento de saúde. Portanto, é o que causa a famosa primeira impressão. Por isso, saber como contratar uma secretária é fundamental para oferecer um atendimento de excelência aos seus pacientes desde esse primeiro contato.

São várias as características que devem ser observadas em possíveis candidatas no momento da sua contratação. Negligenciar algum detalhe importante pode custar a reputação da sua clínica. Afinal, seu paciente precisa ser muito bem atendido logo na recepção para que ele dê boas referências sobre o estabelecimento.

Pensando nisso, reunimos neste post os principais pontos aos quais se deve ter atenção na hora de selecionar a melhor candidata para esse cargo tão importante. Então, se você deseja saber com mais detalhes como contratar uma secretária, continue lendo e descubra o que fazer!

Entenda as necessidades da clínica

O primeiro ponto que você deve observar é em relação às necessidades da sua clínica. Liste exatamente quais tarefas a secretária deverá realizar no seu dia a dia de trabalho, como a operação de um sistema de gestão de clínicas, por exemplo, e busque alguém que tenha a qualificação necessária para isso.

Tenha atenção às características essenciais

Uma vez que você já sabe quais são os conhecimentos necessários à secretária, é preciso combiná-los com algumas das chamadas “soft skills”, ou seja, características de personalidade que a candidata deverá ter. Algumas delas são:

  • boa comunicação: ela precisará saber ouvir e se expressar com empatia para oferecer o melhor atendimento ao paciente;
  • postura: na área da saúde, é comum a ocorrência de emergências e a necessidade de reagendar consultas, por exemplo, o que nem sempre é compreendido pelo paciente. Em situações como essa, é preciso que a secretária se mantenha sempre equilibrada, mesmo diante de reações negativas;
  • organização: saber como se organizar para a realização das suas tarefas é fundamental para uma boa secretária, assim como manter o ambiente à sua volta sempre em ordem;
  • apresentação adequada: mesmo com o uso de uniforme, é importante que a secretária se apresente com capricho e discrição, sem exageros na maquiagem.

Implemente um processo de recrutamento e seleção

 

Sabendo exatamente o perfil da profissional que você busca, o segredo é implantar um processo de recrutamento que permita que você observe as atitudes das candidatadas, identifique suas habilidades e analise a experiência e as recomendações que elas apresentarem. Além da análise do currículo, o ideal é que se faça, pelo menos, uma entrevista e um teste dos conhecimentos desejados.

 

Uma boa profissional faz toda a diferença nos resultados da clínica, já que ela saberá como causar uma boa impressão inicial, motivar o paciente a continuar cliente do seu estabelecimento e manter a agenda dos profissionais em ordem, evitando a insatisfação dos pacientes. Além disso, ela vai se preocupar em manter o local sempre bem organizando, proporcionando um ambiente mais agradável para quem o visita.

 

Em suma, saber como contratar uma secretária é essencial para manter o padrão de excelência no atendimento. Sua clínica deve oferecer a melhor assistência aos seus clientes.

 

Agora que você já entende a importância dessa profissional, saiba também como melhorar ainda mais a experiência dos seus pacientes com essas 5 dicas para aplicar o atendimento via WhatsApp na sua clínica!

 

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