Pessoas
Gestão
Segurança
24 setembro 2021
Segurança de dados da sua clínica ou consultório

Administrar uma clínica médica e garantir a segurança de dados não é uma tarefa simples, afinal, são diversas responsabilidades, que vão da contratação de funcionários capacitados, gestão dos horários e agendamentos até oferecer um serviço de qualidade para os seus pacientes. A lista de obrigações, porém, continua aumentando, especialmente com o avanço das tecnologias utilizadas em um consultório.

Com tantas informações – pessoais, médicas e até financeiras – dos seus clientes sob sua responsabilidade, é fundamental investir em ferramentas que ofereçam maior segurança de dados. Para ter sucesso em um mercado tão concorrido, o primeiro passo é garantir que o paciente tenha confiança na clínica médica.

 

Ou seja, além de oferecer um serviço médico no qual o cliente tenha confiança, ele precisa ter a certeza de que as suas informações estão seguras com você. Que tal, então, entender melhor sobre a importância da segurança de dados e, é claro, como investir para evitar maiores problemas em sua clínica? É só continuar a leitura. Confira!

 

Qual a importância de garantir a segurança de dados?

 

O avanço da tecnologia permitiu a otimização de diversas tarefas e atividades no mercado, porém, criou também a necessidade de se investir em formas de proteger tudo o que está na rede e em servidores. Afinal, pessoas mal-intencionadas podem acabar se aproveitando de um descuido e tendo acesso a dados sensíveis.

 

No final do ano passado, por exemplo, informações do sistema público de saúde dos Estados Unidos, o HealthCare, vazaram. No total, dados pessoais – como renda mensal e número do seguro social – de 75 mil pessoas foram comprometidos.

 

Outro caso muito conhecido de falta de segurança de dados ocorreu em 2015. Mais de 37 milhões de clientes da Anthem, companhia de seguro de saúde, tiveram suas informações divulgadas. O objetivo dos hackers? Vender todo esse conteúdo – nomes, e-mails, endereços e até mesmo informações de trabalho – no mercado negro.

 

Portanto, não importa o tamanho da sua clínica médica ou da base de clientes, é fundamental investir em ferramentas para oferecer o máximo de segurança possível para todas essas informações que os pacientes compartilharam com você.

 

Quais problemas podem ser gerados pelo vazamento de dados?

 

Atualmente, as informações disponíveis na rede possuem enorme valor, seja um endereço de e-mail para a equipe de vendas de uma empresa ou o cartão de crédito de outra pessoa para um criminoso. Não à toa, a Anthem, por exemplo, precisou arcar com processos na casa dos 115 milhões de dólares.

 

Em situações como essa, problemas judiciais são os mais comuns. Geralmente, os usuários afetados, protegidos pela lei, se sentem no direito de entrar com um processo legal contra o responsável.

 

Além de problemas jurídicos, a imagem da sua clínica também será manchada. Afinal, quem vai confiar na sua capacidade de garantir a segurança de dados confidenciais após um vazamento, por exemplo? As chances de retorno se tornam muito menores.

 

Quais ações colocar em prática para ter um ambiente seguro?

 

Pesquisas indicam que 23% das empresas da área da saúde não possuem um centro de operação para lidar com problemas de segurança de dados. E você não quer que a sua clínica médica faça parte dessa estatística, certo? Por isso, separamos algumas ações para que você coloque em prática e garanta a segurança de dados dos seus pacientes.

 

Utilize prontuário eletrônico

 

Utilizar o prontuário eletrônico é cada vez mais fundamental, já deixando de ser uma tendência e passando a ser quase uma obrigação. Afinal, o papel, além de ocupar mais espaço e tornar o acesso mais difícil, também aumenta as chances de falsificação de uma assinatura ou mesmo a perda de um documento.

 

Com o prontuário eletrônico, o atendimento se torna mais eficiente, permitindo um acompanhamento mais próximo do médico. A principal vantagem dessa solução é justamente o maior controle dessas informações, podendo encontrar tudo em um mesmo sistema, acessado remotamente, reduzindo o risco de fraudes.

 

Armazene os dados na nuvem

 

Fazer um backup das informações sob responsabilidade da sua clínica é fundamental. A forma mais eficiente de se fazer isso é utilizando uma nuvem. Ou seja, registrar todos os dados do seu consultório em um servidor virtual. Dessa forma, você garante que, mesmo em um eventual problema com a sua plataforma de gestão, você tenha acesso às informações que precisa.

 

Tenha uma equipe para cuidar da segurança de dados

 

Como abordamos, muitas empresas não tem nem mesmo uma equipe voltada para essa tarefa. Em alguns casos, a melhor solução acaba sendo contratar uma empresa especializada. Assim você pode ter mais traqueidalidade referente a segurança de dados dentro da sua clínica médica.

 

Afinal, gerenciar uma clínica já é trabalhoso o suficiente, por isso, é preciso utilizar as soluções disponíveis. Contando com o auxílio de profissionais nesse trabalho, se torna muito mais simples garantir a segurança de dados.

 

Conte com um sistema de gestão de clínicas

 

A melhor solução é, sem dúvidas, contar com um sistema de gestão de clínicas. A primeira vantagem é o fato de concentrar todas as informações em um único local, permitindo maior controle de tudo.

 

Essas ferramentas são excelentes para fazer a gestão de pessoas e financeira, além de otimizar a agenda dos profissionais que trabalham no mesmo ambiente, reduzindo ao máximo o número de cancelamentos de última hora e aumentando a fidelização de clientes, por exemplo.

 

Com todas essas informações concentradas em um mesmo lugar, você garante, consequentemente, uma maior segurança desses dados. As chances de invasores encontrarem uma falha, por exemplo, é muito menor, afinal, o seu sistema único será monitorado constantemente.

 

Além disso, algumas dessas ferramentas realizam 100% do armazenamento das informações na nuvem, impedindo invasões ou acessos indesejados. Assim, apenas quem tiver um acesso válido conseguirá abrir os dados presentes no seu sistema. Com essas medidas você estará garantindo maior segurança para a sua clínica e, é claro, para os seus pacientes.

 

Com a leitura desse artigo, fica evidente o quanto é fundamental garantir a segurança de dados dos seus pacientes. Além de entender quais podem ser as consequências para o seu negócio. Também ficou claro como é possível colocar algumas ações em prática para otimizar a proteção dessas informações.

 

Agora que você já sabe como é importante investir em estratégias e ferramentas para aumentar a segurança de dados dos pacientes do seu consultório médico, que tal entender melhor como funciona um sistema para clínicas? Então, é só conferir outro dos nossos artigos no blog e tirar todas as suas dúvidas!

 

 

 

Leia também
Controle de pacientes: 8 dicas para reduzir a taxa de ausência
Leia mais
6 indicadores de desempenho que devem ser observados em uma clínica
Leia mais
Por que usar lista de espera para controlar a demanda do consultório?
Leia mais