Troque seu sistema atual pelo My Smart Clinic e ganhe até R$1.000,00

Garantir oferta
Gestão
Como ter sucesso em sua clínica ou consultório?

Abrir uma clínica ou consultório como empreendedor da área da saúde pode ser desafiador, devido à dificuldade de atrair pacientes, baixos pagamentos de planos de saúde e falta de conhecimento em gestão de negócios, mas com atenção ao gerenciamento da sua clínica ou consultório, é possível aumentar as chances de sucesso e otimizar processos.

Confira as dicas que separamos →

São muitos os desafios que aparecem no caminho de um profissional da saúde empreendedor que resolveu abrir uma clínica ou consultório. A dificuldade de atrair e fidelizar pacientes (principalmente os particulares), o baixo repasse de pagamentos dos planos de saúde e a falta de conhecimento em gerenciamento de negócios, são exemplos disso.
 

Sem contar que a concorrência está cada vez mais acirrada. Para isso, você deve buscar diferenciais que façam do seu consultório um local de destaque diante das outras clínicas da região e aumentar a procura pelo seu serviço.
 

Se dada a devida atenção ao gerenciamento da sua clínica ou consultório, as chances de sucesso aumentam consideravelmente, além de otimizar processos, organizar atividades, proteger você e seus pacientes, aumentar o faturamento e ter mais tempo livre para você.
 

Para isso, separamos algumas dicas fundamentais para ajudar você a atingir sucesso em sua clínica ou consultório:

 

Oferecer atendimento de qualidade: 

 

Para garantir o retorno do paciente, é necessário focar na qualidade do serviço oferecido. Para isso, certifique-se de que a experiência do seu paciente seja positiva antes, durante e depois de uma consulta.

O acolhimento e atenção são fatores muito importantes na fidelização do seu paciente. 

 

É crucial que seus pacientes sintam-se bem cuidados e satisfeitos com o atendimento que recebem na sua clínica. Isso inclui ser gentil, atencioso e eficiente na prestação de cuidados de saúde. 

 

Além disso, todos os profissionais que trabalham com você precisam estar aptos a fazer atendimento das necessidades do paciente. Importante estarem sempre atualizados e se aprimorando, assim como você, para oferecer procedimentos modernos aos seus pacientes.

 

Investir em tecnologia: 

 

A utilização de tecnologia avançada, como sistemas de gestão especialista em clínicas e consultórios, é primordial para manter todas as informações atualizadas, organizadas e facilmente acessíveis. Ter os registros precisos de todas as consultas e informações compartilhadas com o paciente é uma forma efetiva de proteger você e os seus pacientes.

 

É essencial também manter equipamentos modernos e outros recursos para melhorar a qualidade do atendimento e aumentar o sucesso da clínica. 

 

Treinar e motivar sua equipe: 

 

Ter uma equipe altamente treinada e motivada é fundamental para o sucesso de uma clínica e consultório. Ofereça treinamento constante e incentivo para que seus funcionários possam desempenhar suas funções com habilidade e eficiência.

 

Possuir um sistema de gestão auxilia muito o trabalho dos funcionários, principalmente por automatizar todas as atividades e manter um registro fiel de todas as informações, assim como facilitar os aprendizados quando há troca dos colaboradores.

 

Focar na satisfação do paciente: 

 

O paciente é o centro da sua clínica, então é importante fazer tudo o que estiver ao seu alcance para garantir a sua satisfação. Isso inclui ouvir suas necessidades, fornecer informações claras e precisas, e trabalhar com eles para encontrar soluções eficazes para seus problemas de saúde.

 

Possuir uma recepção com atendentes simpáticos e atenciosos e transformar a espera pelo atendimento em um momento mais leve, com música, café e internet disponíveis são exemplos de ações neste sentido.

 

Estabelecer uma rede de contatos: 

 

Construir uma rede de contatos, incluindo outros profissionais de saúde, fornecedores de equipamentos médicos e outros, pode ajudar a expandir a clínica e a atrair novos pacientes. 

 

Ademais, networking gera autoridade e faz com que você seja visto como uma referência. Isso acontece justamente porque mais pessoas conhecem seu trabalho e suas realizações. Uma rede de contatos pode trazer visibilidade e ajudar você a se destacar no mercado profissional.

 

Promover sua clínica ou consultório: 

 

Divulgue seu trabalho e conquiste novos pacientes. Isso pode incluir marketing digital, como um site e mídias sociais, ou marketing tradicional, como cartões de visita, folhetos e parcerias.

 

Utilize uma ferramenta onde você possa enviar WhatsApp, SMS e e-mails para seus pacientes e interessados no seu trabalho.

 

Gerenciar suas finanças:

 

Administrar suas finanças de forma cuidadosa é essencial para que o seu negócio tenha lucratividade e você não corra o risco de sair no prejuízo. 

 

Isso inclui manter um registro preciso de todas as despesas e receitas, conferência de fluxo de caixa diário e entendimento do perfil de cada paciente, quais consultam com mais frequência, qual a última vez que foi reajustado o valor, pacotes e serviços mais solicitados, entre outros que possam fazer sentido na sua realidade. 

 

Caso você divida sua clínica com outros profissionais de saúde, também é importante ter o controle preciso dos rateios para não gerar repasses indevidos, o que pode prejudicar o seu caixa. 

 

 

Conclusão:

 

Com uma gestão organizada, é possível ganhar tempo, pacientes e mais dinheiro.

 

Seguir estas dicas pode te ajudar a construir um consultório ou uma clínica bem-sucedida e eficiente que atenda às necessidades dos pacientes e ofereça um atendimento de qualidade.

 

O My Smart Clinic é um sistema especialista em gestão de clínicas e consultórios e pode te ajudar a tornar o sucesso do seu ambiente de trabalho inevitável. Chame uma de nossas consultoras: https://wa.me/555437716044

Leia também
Controle de pacientes: 8 dicas para reduzir a taxa de ausência
Leia mais
6 indicadores de desempenho que devem ser observados em uma clínica
Leia mais
Por que usar lista de espera para controlar a demanda do consultório?
Leia mais