Ebooks gratuitos para você baixar e aprimorar seus conhecimentos sobre gestão médica!

BAIXAR
Gestão
Como ter sucesso em sua clínica ou consultório?

Abrir uma clínica ou consultório como empreendedor da área da saúde pode ser desafiador, devido à dificuldade de atrair pacientes, baixos pagamentos de planos de saúde e falta de conhecimento em gestão de negócios, mas com atenção ao gerenciamento da sua clínica ou consultório, é possível aumentar as chances de sucesso e otimizar processos.

Confira as dicas que separamos →

São muitos os desafios que aparecem no caminho de um profissional da saúde empreendedor que resolveu abrir uma clínica ou consultório. A dificuldade de atrair e fidelizar pacientes (principalmente os particulares), o baixo repasse de pagamentos dos planos de saúde e a falta de conhecimento em gerenciamento de negócios, são exemplos disso.
 

Sem contar que a concorrência está cada vez mais acirrada. Para isso, você deve buscar diferenciais que façam do seu consultório um local de destaque diante das outras clínicas da região e aumentar a procura pelo seu serviço.
 

Se dada a devida atenção ao gerenciamento da sua clínica ou consultório, as chances de sucesso aumentam consideravelmente, além de otimizar processos, organizar atividades, proteger você e seus pacientes, aumentar o faturamento e ter mais tempo livre para você.
 

Para isso, separamos algumas dicas fundamentais para ajudar você a atingir sucesso em sua clínica ou consultório:

 

Oferecer atendimento de qualidade: 

 

Para garantir o retorno do paciente, é necessário focar na qualidade do serviço oferecido. Para isso, certifique-se de que a experiência do seu paciente seja positiva antes, durante e depois de uma consulta.

O acolhimento e atenção são fatores muito importantes na fidelização do seu paciente. 

 

É crucial que seus pacientes sintam-se bem cuidados e satisfeitos com o atendimento que recebem na sua clínica. Isso inclui ser gentil, atencioso e eficiente na prestação de cuidados de saúde. 

 

Além disso, todos os profissionais que trabalham com você precisam estar aptos a fazer atendimento das necessidades do paciente. Importante estarem sempre atualizados e se aprimorando, assim como você, para oferecer procedimentos modernos aos seus pacientes.

 

Investir em tecnologia: 

 

A utilização de tecnologia avançada, como sistemas de gestão especialista em clínicas e consultórios, é primordial para manter todas as informações atualizadas, organizadas e facilmente acessíveis. Ter os registros precisos de todas as consultas e informações compartilhadas com o paciente é uma forma efetiva de proteger você e os seus pacientes.

 

É essencial também manter equipamentos modernos e outros recursos para melhorar a qualidade do atendimento e aumentar o sucesso da clínica. 

 

Treinar e motivar sua equipe: 

 

Ter uma equipe altamente treinada e motivada é fundamental para o sucesso de uma clínica e consultório. Ofereça treinamento constante e incentivo para que seus funcionários possam desempenhar suas funções com habilidade e eficiência.

 

Possuir um sistema de gestão auxilia muito o trabalho dos funcionários, principalmente por automatizar todas as atividades e manter um registro fiel de todas as informações, assim como facilitar os aprendizados quando há troca dos colaboradores.

 

Focar na satisfação do paciente: 

 

O paciente é o centro da sua clínica, então é importante fazer tudo o que estiver ao seu alcance para garantir a sua satisfação. Isso inclui ouvir suas necessidades, fornecer informações claras e precisas, e trabalhar com eles para encontrar soluções eficazes para seus problemas de saúde.

 

Possuir uma recepção com atendentes simpáticos e atenciosos e transformar a espera pelo atendimento em um momento mais leve, com música, café e internet disponíveis são exemplos de ações neste sentido.

 

Estabelecer uma rede de contatos: 

 

Construir uma rede de contatos, incluindo outros profissionais de saúde, fornecedores de equipamentos médicos e outros, pode ajudar a expandir a clínica e a atrair novos pacientes. 

 

Ademais, networking gera autoridade e faz com que você seja visto como uma referência. Isso acontece justamente porque mais pessoas conhecem seu trabalho e suas realizações. Uma rede de contatos pode trazer visibilidade e ajudar você a se destacar no mercado profissional.

 

Promover sua clínica ou consultório: 

 

Divulgue seu trabalho e conquiste novos pacientes. Isso pode incluir marketing digital, como um site e mídias sociais, ou marketing tradicional, como cartões de visita, folhetos e parcerias.

 

Utilize uma ferramenta onde você possa enviar WhatsApp, SMS e e-mails para seus pacientes e interessados no seu trabalho.

 

Gerenciar suas finanças:

 

Administrar suas finanças de forma cuidadosa é essencial para que o seu negócio tenha lucratividade e você não corra o risco de sair no prejuízo. 

 

Isso inclui manter um registro preciso de todas as despesas e receitas, conferência de fluxo de caixa diário e entendimento do perfil de cada paciente, quais consultam com mais frequência, qual a última vez que foi reajustado o valor, pacotes e serviços mais solicitados, entre outros que possam fazer sentido na sua realidade. 

 

Caso você divida sua clínica com outros profissionais de saúde, também é importante ter o controle preciso dos rateios para não gerar repasses indevidos, o que pode prejudicar o seu caixa. 

 

 

Conclusão:

 

Com uma gestão organizada, é possível ganhar tempo, pacientes e mais dinheiro.

 

Seguir estas dicas pode te ajudar a construir um consultório ou uma clínica bem-sucedida e eficiente que atenda às necessidades dos pacientes e ofereça um atendimento de qualidade.

 

O My Smart Clinic é um sistema especialista em gestão de clínicas e consultórios e pode te ajudar a tornar o sucesso do seu ambiente de trabalho inevitável. Chame uma de nossas consultoras: https://wa.me/555437716044

Leia também
Controle de pacientes: 8 dicas para reduzir a taxa de ausência
Leia mais
6 indicadores de desempenho que devem ser observados em uma clínica
Leia mais
Por que usar lista de espera para controlar a demanda do consultório?
Leia mais