Contrate agora e pague a 2º mensalidade só em MARÇO! 🎉

QUERO
Pessoas
Consulta
Gestão
Pacientes
24 setembro 2021
Como motivar o paciente a continuar no tratamento? Descubra!

Qualquer profissional de saúde que se preze sabe que o que acontece durante uma consulta é apenas o começo de tudo. Afinal, para que o máximo de saúde seja atingido e as suas recomendações tenham o melhor resultado, é preciso dar continuidade à intervenção. Por isso, saber como motivar o paciente a continuar no tratamento é muito importante.

Bons níveis de motivação podem influenciar o sucesso do planejamento traçado, sobretudo nas clínicas dermatológicas, que lidam com quadros e situações em que a constância e a disciplina fazem parte imprescindível do processo. Continue lendo este artigo e descubra como motivar os seus pacientes!

 

Identifique as causas da desmotivação

 

O primeiro passo para motivar o paciente a continuar no tratamento consiste em fazer o básico: identificar o que pode estar desmotivando essa pessoa. Por mais lógico que isso possa parecer, muitos profissionais de saúde ficam muito preocupados com a parte técnica da conduta e, sem querer, deixam de lado o que é mais abstrato.

 

O ideal é compreender a situação como um todo, avaliando se o desânimo está surgindo por causa da demora de ação das medicações. Pela gravidade do quadro ou, até mesmo, por fatores completamente diferentes, como problemas familiares ou questões de autoestima. Fazer uma boa gestão desses elementos é a chave para o sucesso.

 

Utilize um diálogo motivacional

 

O diálogo motivacional também tem o seu papel no tratamento do paciente e pode aprimorar a relação profissional. Por isso, é fundamental saber o que dizer e como falar, de modo que a pessoa que entrar no seu consultório saia mais determinada que quando chegou.

 

Nesse contexto, saber ouvir pode ser uma boa estratégia para compreender o que está acontecendo. Outra tática excelente é estabelecer pequenas metas e passar feedbacks do que está dando certo, pois isso acaba empoderando o paciente e trazendo a sensação de que ele está, pouco a pouco, vencendo o seu problema.

 

Relembre quais serão os resultados

 

Os pacientes costumam ficar mais motivados quando conseguem visualizar o resultado do seu tratamento. Por isso, sempre que for viável, procure ressaltar os ganhos que ele obterá se continuar a se tratar e explique como isso pode ser positivo para a sua saúde global. Mostre a efetividade das medicações e aponte o êxito de casos semelhantes.

 

Invista no ambiente do consultório

 

Por fim, para motivar o paciente a continuar no tratamento, você também não pode deixar de investir no ambiente do seu consultório. O espaço no qual você atua desempenha um papel importante para garantir o bem-estar do seu público, por isso, não deixe de ter um local agradável, equipamentos de qualidade e funcionários bem treinados.

 

Considerando tudo isso, saber motivar o paciente a continuar no tratamento até o fim é uma habilidade imprescindível para qualquer profissional de saúde e faz toda a diferença para que você tenha o resultado esperado em longo prazo.

 

Gostou de aprender como motivar o paciente a continuar no tratamento? Então não deixe de seguir os nossos perfis no Facebook, no Instagram e no YouTube!

 

Leia também
Controle de pacientes: 8 dicas para reduzir a taxa de ausência
Leia mais
6 indicadores de desempenho que devem ser observados em uma clínica
Leia mais
Por que usar lista de espera para controlar a demanda do consultório?
Leia mais