Gestão
Parcerias
Como fazer a gestão do seu consultório de psicologia?

O gerenciamento do seu consultório é uma parte importante do seu sucesso como profissional de psicologia. Com uma gestão organizada, é possível ganhar tempo, pacientes e mais dinheiro.

 

Gerenciar um consultório de psicologia pode ser desafiador, mas com um bom planejamento e organização é possível escalar seus resultados, conquistar mais pacientes, ter mais tempo livre para acolhê-los e garantir o sucesso do seu negócio.

Aqui estão algumas dicas para ajudar na gestão do seu consultório de psicologia:

 

  1. Defina horários de trabalho: Defina seus horários de trabalho e compartilhe com seus pacientes. Isso é fundamental para que seu dia flua de forma equilibrada e seus pacientes saibam em quais momentos poderão falar com você.
     
  2. Organize sua agenda: A organização da sua agenda é fundamental para que você consiga gerenciar seu tempo da melhor forma possível.

    Reserve tempo entre as consultas, para se preparar para a próxima sessão com tranquilidade, descansar um pouco e fazer as evoluções e anotações sobre o atendimento.
     
    Nessa missão, é importante possuir um sistema que contemple agenda e prontuário digital, onde você possa acessar de qualquer lugar os dados e evoluções dos seus pacientes, gerir seus horários disponíveis, realizar trocas de agenda e envio de confirmações para pacientes. 
     
  3. Invista em deixar seu consultório aconchegante: Os pacientes precisam se sentir confortáveis e seguros durante os atendimentos; plantas tendem trazer harmonia e equilíbrio. Vale investir também nos itens de decoração em tons leves, sofás, poltronas e almofadas, passam a sensação de acolhimento. Lenços de papel e água devem estar ao alcance em todos os momentos.  
     
  4. Mantenha registros precisos: Mantenha registros precisos de todas as suas consultas e das informações compartilhadas com o paciente. Isso inclui informações de contato, históricos de atendimento e detalhes da sessão.

    Usar um sistema de gestão é primordial para manter essas informações atualizadas, organizadas e facilmente acessíveis. Insira em seu sistema fotos e documentos que sejam importantes e complementem suas anotações.

    Dica: use um tablet durante os atendimentos e já vá fazendo as anotações diretamente no prontuário do paciente.
     
  5. Promova seu consultório: Divulgue seu trabalho e conquiste novos pacientes. Isso pode incluir marketing digital, como um site e mídias sociais, ou marketing tradicional, como cartões de visita, folhetos e parcerias.

    Utilize uma ferramenta onde você possa enviar WhatsApp, SMS e e-mails para seus pacientes e interessados no seu trabalho.
     
  6. Gerencie suas finanças: A parte mais temida pelos psicólogos costuma ser a gestão financeira do consultório.

    Gerenciar suas finanças de forma cuidadosa é essencial para que o seu negócio tenha lucratividade e você não corra o risco de sair no prejuízo.

    Isso inclui manter um registro preciso de todas as despesas e receitas, conferência de fluxo de caixa diário e entendimento do perfil de cada paciente, quais consultam com mais frequência, qual a última vez que foi reajustado o valor, pacotes e serviços mais solicitados, entre outros que possam fazer sentido na sua realidade. 
     
  7. Disponibilize atendimento online: A pandemia do Covid-19 acelerou o que já era previsto: a normalização do atendimento virtual por profissionais de saúde. Seja por conta da distância física ou de outros empecilhos, ter a possibilidade de atender e acompanhar seus pacientes de forma online é algo fundamental para qualquer profissional de psicologia. Esta modalidade já é inclusive regulamentada e incentivada em nosso país.

    Nesse caso, fuja do erro comum de utilizar o WhatsApp ou outros recursos genéricos como Zoom e Google Meet. Tome o cuidado de utilizar um sistema específico para área da saúde, que esteja adequado a LGPD e as normativas regentes desta prática. Assim, você atende com a tranquilidade de que seu atendimento e os dados sensíveis de seus pacientes estarão seguros.

    Busque um sistema que ofereça o recurso de gravar automaticamente atendimentos via vídeo, atrelado diretamente ao histórico do paciente, assim como a opção de realizar anotações na tela, sem precisar desviar seu rosto do vídeo.

    Escape das barreiras de um consultório físico, atenda de onde você quiser.

    Esse formato de atendimento, inclusive, já foi adotado como o principal por diversos profissionais. 
     
  8. Cuide de si mesmo: Lembre-se de cuidar de si mesmo. Gerenciar um consultório de psicologia pode ser estressante e cansativo, portanto, é importante tirar tempo para si mesmo. Use e abuse da tecnologia e dos recursos que economizam seu tempo, automatizando atividades que sejam de rotina e repetitivas. 
     
  9. Mantenha-se sempre atualizado: use e abuse de livros e cursos para se manter atualizado no mercado. Plataformas como a Valor do Conhecimento podem te auxiliar muito nesta tarefa, tanto na descoberta de novos materiais e cursos, como na compra destes.

 

Como o My Smart Clinic pode te auxiliar?

 

O gerenciamento do seu consultório é uma parte importante do seu sucesso como profissional de psicologia. Com uma gestão organizada, é possível ganhar tempo, pacientes e mais dinheiro.

O My Smart Clinic é um sistema especialista em gestão de clínicas e consultórios. Porém, para auxiliar ainda mais, você, que é profissional de psicologia, nós pensamos em um plano exclusivo para suas necessidades.

A grande novidade é: o My Smart Clinic fez parceria com o Valor do Conhecimento, uma livraria física e online especialista em teste e materiais de avaliação psicológica, que nos auxiliou a elaborar este plano exclusivo para gerenciamento de consultório de psicólogos.

Intuitivo, prático e completo, o My Smart Clinic contempla ferramentas como:

  • Agenda eletrônica online, com cadastro ilimitado de pacientes.
  • Ferramentas de marketing com o paciente ilimitadas: mensagens de WhatsApp, SMS e e-mails.
  • Prontuário eletrônico personalizável, com armazenamento ilimitado de informações, fotos e documentos.
  • Ferramenta de teleconsulta, com gravação no prontuário do paciente e espaço para anotações em tela.
  • Gestão financeira, controle de despesas, receitas, fluxo de caixa, entre outros. 
     

E o melhor, você pode acessar o sistema de qualquer lugar! 

Assim você fica sempre conectado e mantém a organização em dia.

Não fique de fora desta novidade e venha conosco tornar o sucesso do seu consultório inevitável!

My Smart Clinic By Valor do Conhecimento
Plano Exclusivo Valor do Conhecimento, para profissionais de psicologia

 

 

Conheça o My Smart Clinic, sistema especialista em gestão de clínicas e consultórios: https://mysmartclinic.com.br/ e chame uma de nossas consultoras: https://wa.me/555437716044.

Leia também
Controle de pacientes: 8 dicas para reduzir a taxa de ausência
Leia mais
6 indicadores de desempenho que devem ser observados em uma clínica
Leia mais
Por que usar lista de espera para controlar a demanda do consultório?
Leia mais