Pensando nesse assunto, desenvolvemos este artigo para lhe ajudar a colocar em práticas as melhores dicas de orientação de pacientes. Veja todo o material até o fim e implemente as 3 melhores técnicas no seu consultório. Vamos lá?
Qual a importância de ter uma boa didática na hora de orientar o paciente?
Essa é uma dúvida muito comum. Por outro lado, é preciso se colocar no lugar do outro e analisar qual seria a melhor conduta a ser adotada. Além disso, de que forma é possível transmitir as recomendações de maneira clara e sem deixar brechas para dúvidas?
Essas duas perguntas são extremamente importantes na hora de se compreender como uma boa didática e uma linguagem clara são fundamentais. Nessa perspectiva, o campo de atuação médica é cheio de termos técnicos e pouco difundidos entre a população. Por isso, a clareza e o comprometimento com o entendimento devem ser a base para uma boa relação.
Agora, você deve estar se perguntando de que forma é possível tornar esse entendimento mais fácil. Continue a leitura do texto para descobrir!
1. Utilizar linguagem apropriada
A linguagem é o ponto inicial para que haja a orientação de pacientes. Juntamente com um tom amigável, de fácil compreensão e objetivo são dicas muito válidas. Outro detalhe que merece importância é a explicação.
Ou seja, após descrever algo ou indicar uma determinada terapia, procure falar um pouco mais e explique ao seu paciente. Enfim, isso é de grande ajuda na hora de assimilar as informações repassadas.
2. Fazer uso de ferramentas e soluções tecnológicas para ajudar
A tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. Do mesmo modo, uma forma muito interessante de aplicar essa estratégia, na hora da orientação de pacientes, é por meio da exemplificação. Com isso, ele consegue absorver ainda mais as informações repassadas e colocá-las em prática.
A biblioteca de vídeos da My Smart Clinic conta com diversos materiais que ajudam a ter êxito nesse trabalho. Por exemplo, é possível mostrar no próprio consultório alguns procedimentos, executando os vídeos.
3. Disponibilizar-se para responder perguntas
Todo paciente tem ou vai ter dúvida em algum momento da consulta. Então, procure sempre ser solícito e empático para responder todas as perguntas que são feitas. Do mesmo modo, tente direcioná-las com o objetivo da consulta e analise quais percepções o paciente está tendo. Do mesmo modo, facilita muito no alcance da efetividade do tratamento.
Mais clientes; maior fidelização; crescimento pessoal e profissional; e se tornar referência no mercado. Esses são alguns dos benefícios que o médico pode ter ao dedicar uma atenção especial à orientação de pacientes.
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