Marketing
Pessoas
Consulta
24 setembro 2021
Orientação de pacientes: 3 melhores práticas

Todo procedimento médico exige que as informações sejam passadas de forma clara, objetiva e prática. Com isso, minimizam-se as chances de que hajam erros na aplicação de tratamentos e terapias medicamentosas. Outro ponto importante é que a orientação de pacientes deve ser feita de forma completa, sem deixar possíveis lacunas abertas.

Pensando nesse assunto, desenvolvemos este artigo para lhe ajudar a colocar em práticas as melhores dicas de orientação de pacientes. Veja todo o material até o fim e implemente as 3 melhores técnicas no seu consultório. Vamos lá?

 

Qual a importância de ter uma boa didática na hora de orientar o paciente?

 

Essa é uma dúvida muito comum. Por outro lado, é preciso se colocar no lugar do outro e analisar qual seria a melhor conduta a ser adotada. Além disso, de que forma é possível transmitir as recomendações de maneira clara e sem deixar brechas para dúvidas?

 

Essas duas perguntas são extremamente importantes na hora de se compreender como uma boa didática e uma linguagem clara são fundamentais. Nessa perspectiva, o campo de atuação médica é cheio de termos técnicos e pouco difundidos entre a população. Por isso, a clareza e o comprometimento com o entendimento devem ser a base para uma boa relação.

 

Agora, você deve estar se perguntando de que forma é possível tornar esse entendimento mais fácil. Continue a leitura do texto para descobrir!

 

1. Utilizar linguagem apropriada

 

A linguagem é o ponto inicial para que haja a orientação de pacientes. Juntamente com um tom amigável, de fácil compreensão e objetivo são dicas muito válidas. Outro detalhe que merece importância é a explicação.

 

Ou seja, após descrever algo ou indicar uma determinada terapia, procure falar um pouco mais e explique ao seu paciente. Enfim, isso é de grande ajuda na hora de assimilar as informações repassadas.

 

2. Fazer uso de ferramentas e soluções tecnológicas para ajudar

 

A tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. Do mesmo modo, uma forma muito interessante de aplicar essa estratégia, na hora da orientação de pacientes, é por meio da exemplificação. Com isso, ele consegue absorver ainda mais as informações repassadas e colocá-las em prática.

 

A biblioteca de vídeos da My Smart Clinic conta com diversos materiais que ajudam a ter êxito nesse trabalho. Por exemplo, é possível mostrar no próprio consultório alguns procedimentos, executando os vídeos.

 

3. Disponibilizar-se para responder perguntas

 

Todo paciente tem ou vai ter dúvida em algum momento da consulta. Então, procure sempre ser solícito e empático para responder todas as perguntas que são feitas. Do mesmo modo, tente direcioná-las com o objetivo da consulta e analise quais percepções o paciente está tendo. Do mesmo modo, facilita muito no alcance da efetividade do tratamento.

 

Mais clientes; maior fidelização; crescimento pessoal e profissional; e se tornar referência no mercado. Esses são alguns dos benefícios que o médico pode ter ao dedicar uma atenção especial à orientação de pacientes.

 

Gostou do nosso material sobre como ter sucesso na orientação de pacientes? Então assine nossa newsletter para não perder nenhum post novo aqui do blog. Não perca mais tempo!

 

Leia também
O que fazer para melhorar a gestão de almoxarifado do consultório?
Leia mais
9 vantagens de usar chat interno na clínica
Leia mais
Como contratar uma secretária alinhada à sua forma de trabalho
Leia mais